terça-feira, 13 de outubro de 2009

Você sabe o segredo da Coca-Cola? Como ele é guardado?


Abaixo está o segredo que apenas duas pessoas no planeta Terra sabe. Às vezes, eles têm boas razões para manter estes segredos tão guardados. Outras vezes, nem tanto.
O que é?
Não é nenhuma surpresa que uma das empresas mais rentáveis do planeta iria querer manter sua fórmula secreta. Mesmo com centenas de imitadores, a Coca ainda domina vendas mundiais do produto. Levando consigo apenas quatro ingredientes? água, xarope de milho de alta frutose, cafeína e um gosto especial.

No entanto, a fórmula é tão ferozmente protegida, que a companhia retirou da Índia na década de 1970 porque teria sido legalmente obrigados a divulgar sua lista de ingredientes para seu governo.


Mantendo a fórmula em segredo:
A cópia original da fórmula é mantida em SunTrust Bank no Atlanta.
A empresa tem as políticas relacionadas com o segredo que vão desde a paranóia (os dois executivos que sabia que a fórmula não podia voar no mesmo avião) para o bizarro (ninguém podia ver a fórmula sem Deus, Jesus e apresentar Elvis ou algo nessa medida ).
Tudo isso é inútil no final.

A Coca-Cola ainda deriva de alguns dos seus sabores o da planta de coca, o mesmo lugar que a cocaína vem. Devido a questões relacionadas com a droga óbvio que resultaria da importação de lotes da planta de coca na América, legalmente, só uma empresa tem permissão do governo para fazer isso. Esta empresa é a Coca-Cola. Mesmo que a fórmula fosse roubada,ninguém conseguiria produzir a exata e viciante Coca-Cola.


A bebida Coca-Cola foi desenvolvida a partir da fórmula de um remédio, tônico para os nervos, dosado pelo farmacêutico John Styth Pemberton em 1886 em Columbus, no estado da Geórgia, EUA.[2][3] Recebeu originalmente o nome de Pemberton's French Wine Coca. Ele foi inspirado pelo sucesso formidável de um produto similar europeu de Angelo Mariani chamado Vin Mariani.[4]
A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca, originalmente da Colômbia. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga. Era vendida originalmente como remédio por cinco cents o copo. Depois foi relançada como bebida leve. As primeiras vendas foram feitas na Farmácia de Jacob na cidade de Atlanta, em 8 de maio de 1886, e pelos primeiros oito meses apenas nove bebidas eram vendidas durante o dia todo. Pemberton anunciou a bebida pela primeira vez em 29 de maio do mesmo ano no Atlanta Journal.

Nenhum comentário: